SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Behavioral history: effects of a reinforcement historu under FR over an ulterior performece under DRL in Wistar ratsConceptions of the nicu staff on developmental skills of newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MEDEIROS, José Gonçalves et al. Efeitos de sinalização por meio de legendas sobre o comportamento de separar lixo em restaurante de uma universidade pública. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 127-143. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi verificar se a sinalização (legenda) e a organização espacial das lixeiras influenciam o modo de utilizá-las pelos usuários de um restaurante universitário. Participaram 600 usuários, de ambos os sexos, que frequentavam o restaurante, cuja idade variava entre 16 e 25 anos. Foram realizadas três sessões de observação direta. Na primeira sessão estabeleceu-se uma linha de base, na segunda interviu-se na configuração das lixeiras com a colocação de legendas para indicar o tipo de lixo a ser depositado e, na terceira, as condições foram iguais às da linha de base. Os resultados mostram que as legendas colocadas nas lixeiras influenciaram o comportamento de separar lixo, ou seja, as porcentagens de comportamentos apropriados aumentaram consideravelmente no período de intervenção e os inapropriados diminuíram. A intervenção aponta para a necessidade de mudar o ambiente de maneira que facilite o comportamento desejado. Mostra-se também a necessidade de construir programas de educação ambiental que gerem mudanças efetivas e duradouras nos comportamentos pró-ambientais.

Keywords : Separação de lixo; Sinalização; Comportamento pró-ambiental; Educação ambiental; Controle verbal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )