SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2História comportamental: efeitos de história de reforçamento em FR sobre desempenho posterior em DRL em ratos WistarConcepções de funcionários de Utin sobre competências desenvolvimentais de recém-nascidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MEDEIROS, José Gonçalves et al. Efeitos de sinalização por meio de legendas sobre o comportamento de separar lixo em restaurante de uma universidade pública. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 127-143. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi verificar se a sinalização (legenda) e a organização espacial das lixeiras influenciam o modo de utilizá-las pelos usuários de um restaurante universitário. Participaram 600 usuários, de ambos os sexos, que frequentavam o restaurante, cuja idade variava entre 16 e 25 anos. Foram realizadas três sessões de observação direta. Na primeira sessão estabeleceu-se uma linha de base, na segunda interviu-se na configuração das lixeiras com a colocação de legendas para indicar o tipo de lixo a ser depositado e, na terceira, as condições foram iguais às da linha de base. Os resultados mostram que as legendas colocadas nas lixeiras influenciaram o comportamento de separar lixo, ou seja, as porcentagens de comportamentos apropriados aumentaram consideravelmente no período de intervenção e os inapropriados diminuíram. A intervenção aponta para a necessidade de mudar o ambiente de maneira que facilite o comportamento desejado. Mostra-se também a necessidade de construir programas de educação ambiental que gerem mudanças efetivas e duradouras nos comportamentos pró-ambientais.

Palavras-chave : Separação de lixo; Sinalização; Comportamento pró-ambiental; Educação ambiental; Controle verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )