SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Effects of signaling through the legends about the behavior of separating waste at a restaurant in a public universityAffective-motivational behaviors during dynamic testing different preschool children born preterm and low wight, and children born a term author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RAMOS, Fabiana Pinheiro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; PAULA, Kely Maria Pereira de  and  VICENTE, Schwanny Roberta Costa Rambalducci Mofati. Concepções de funcionários de Utin sobre competências desenvolvimentais de recém-nascidos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 144-157. ISSN 1516-3687.

A assistência integral ao neonato de alto risco internado em unidade de terapia intensiva neonatal (Utin) exige profissionais preparados para atender às necessidades de desenvolvimento do bebê. Avaliou-se o conhecimento de 43 profissionais de enfermagem da Utin de um hospital da Grande Vitória (ES) por meio de um questionário sobre desenvolvimento infantil, aplicado antes de um curso de capacitação que abordou: 1. características do recém-nascido prematuro e com baixo peso, 2. manejo e alívio da dor e 3. intervenções no ambiente da Utin. Após o curso, os participantes responderam ao questionário de satisfação do usuário e ao formulário com sugestões de melhorias na Utin. Os participantes, de forma geral, têm percepação adequada sobre vulnerabilidade, risco e fatores protetores para o desenvolvimento, e foram capazes de sugerir mudanças na Utin. A satisfação dos participantes em relação ao curso foi muito boa, o que evidencia sua contribuição para a formação desse profissional.

Keywords : Utin; Enfermagem; Desenvolvimento infantil; Prematuro; Baixo peso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )