SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Efectos deseñalización por medio de legendas sobre el comportamiento de separar basura en restaurante de una universidade públicaComportamientos afectivo-motivacionales durante la prueba asistida diferencian los niños pre-escolares nacidosprematuros y con bajo peso de los nacidos a término índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

RAMOS, Fabiana Pinheiro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim; PAULA, Kely Maria Pereira de  y  VICENTE, Schwanny Roberta Costa Rambalducci Mofati. Concepções de funcionários de Utin sobre competências desenvolvimentais de recém-nascidos. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 144-157. ISSN 1516-3687.

A assistência integral ao neonato de alto risco internado em unidade de terapia intensiva neonatal (Utin) exige profissionais preparados para atender às necessidades de desenvolvimento do bebê. Avaliou-se o conhecimento de 43 profissionais de enfermagem da Utin de um hospital da Grande Vitória (ES) por meio de um questionário sobre desenvolvimento infantil, aplicado antes de um curso de capacitação que abordou: 1. características do recém-nascido prematuro e com baixo peso, 2. manejo e alívio da dor e 3. intervenções no ambiente da Utin. Após o curso, os participantes responderam ao questionário de satisfação do usuário e ao formulário com sugestões de melhorias na Utin. Os participantes, de forma geral, têm percepação adequada sobre vulnerabilidade, risco e fatores protetores para o desenvolvimento, e foram capazes de sugerir mudanças na Utin. A satisfação dos participantes em relação ao curso foi muito boa, o que evidencia sua contribuição para a formação desse profissional.

Palabras clave : Utin; Enfermagem; Desenvolvimento infantil; Prematuro; Baixo peso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )