SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Comportamentos afetivo-motivacionais durante prova assistida diferenciam pré-escolares nascidos prematuros e com baixo peso dos nascidos a termoJovens criados por avós e por um ou ambos os pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SAMPAIO, Juliana; PAIXAO, Leilane Almeida; ANDRADE, Paula Matos  e  TORRES, Tatiany Soares. Gênero, sexualidade e práticas de prevenção das DST/Aids: produções discursivas de profissionais da saúde da família e de adolescentes do Vale do São Francisco. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 173-187. ISSN 1516-3687.

A região do Vale do São Francisco é marcada por valores machistas, que acabam sendo reforçados pelos profissionais de saúde. Ao perpetuarem desigualdades de gênero, esses profissionais põem em risco os adolescentes ante as DST/Aids. Este artigo busca discutir as produções de sentido sobre gênero e sexualidade desses sujeitos e suas implicações para a prevenção das DST/Aids, entre o público adolescente. Como suporte teórico-metodológico, utilizaram-se a abordagem qualitativa em saúde e o construcionismo social. Realizaram-se grupos focais, observações participantes e entrevistas em unidades de saúde da família das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Os resultados indicam a necessidade de ações efetivas de educação sexual que orientem os adolescentes, visto que estes mantêm concepções machistas, além de demonstrarem desconhecimento sobre formas de prevenção das DST/Aids. Com relação aos profissionais de saúde, é observada sua expressiva dificuldade em trabalhar a sexualidade na adolescência, sendo primordial repensar o discurso biorreducionista e a educação bancária, como estratégias de enfrentamento das DST/Aids.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Adolescentes; Saúde da família; Doenças sexualmente transmissíveis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )