SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Gênero, sexualidade e práticas de prevenção das DST/Aids: produções discursivas de profissionais da saúde da família e de adolescentes do Vale do São FranciscoPais por adoção: a adoção na perspectiva dos casais em fila de espera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DIAS, Cristina Maria de Souza Brito; HORA, Flávia Fernanda Araújo da  e  AGUIAR, Ana Gabriela de Souza. Jovens criados por avós e por um ou ambos os pais. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 188-199. ISSN 1516-3687.

As últimas três décadas caracterizaram-se por transformações nos arranjos familiares, as quais influenciaram as relações entre avós, pais e netos nas situações de cuidado e educação das crianças. Nesses lares multigeracionais, podem ser apontados benefícios e dificuldades. O presente estudo teve como objetivo investigar como os jovens criados por avós e pais percebem e vivenciam tal situação, bem como o relacionamento estabelecido entre eles. Obteve-se uma amostra de 43 netas e 35 netos, com média de idade de 16 anos e tempo de convivência com avós e pais de 15 anos. Utilizou-se um questionário com 13 questões de múltipla escolha e uma questão aberta. Pode-se concluir que: a) o comportamento dos cuidadores e a disponibilidade de tempo são aspectos diferenciais entre pais e avós; b) os netos investigados apresentaram uma concepção bastante favorável dos seus cuidadores e da educação dada por eles, relatando sentimento de felicidade acerca dessa experiência.

Palavras-chave : Avós; Pais; Netos; Criação; Relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )