SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Young people raised by grandparents and parents or single parentsThe relationship between sporting goals and psychological confucts and their influence on the performance of a swimmer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

HUBER, Manoela Ziegler  and  SIQUEIRA, Aline Cardoso. Pais por adoção: a adoção na perspectiva dos casais em fila de espera. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 200-216. ISSN 1516-3687.

A espera por uma criança no processo de adoção e permeada por sentimentos intensos e expectativas sobre o futuro. Este estudo objetivou conhecer a percepção dos adotantes acerca da adoção, investigando os aspectos do macrossistema dos casais adotantes, conforme o referencial teórico de Bronfenbrenner. Participaram quatro casais habilitados para adoção, com tempo de espera de seis meses a três anos. Entrevistas semiestruturadas e grupos focais foram realizados na coleta de dados. Os resultados indicaram uma preferência por bebês, preocupação com a bagagem genética, ansiedade no momento da revelação e a percepção de fracasso dos casais caso os filhos adotivos desejem procurar os pais biológicos. Os casais ainda identificaram a necessidade de apoio durante a espera pelo filho e após a adoção, para que essas angústias possam ser expressadas e que eles possam ser orientados. Assim, torna-se necessária a criação desses espaços, favorecendo o importante processo da adoção.

Keywords : Adoção; Relações pais-filhos; Família; Preconceito; Apoio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )