SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The relationship between sporting goals and psychological confucts and their influence on the performance of a swimmer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ARJA CASTANON, Gustavo. O cognitivismo e o problema da cientificidade da psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 223-253. ISSN 1516-3687.

Este artigo trata do problema do estatuto científico da psicologia. Seu objetivo é avaliar em que medida o cognitivismo solucionou objeções históricas levantadas contra a possibilidade de uma psicologia científica. Com base em avaliação de textos clássicos da "revolução cognitiva", conclui-se que esta abordagem apresentou um projeto filosófico de ciência psicológica que resolveu a maior parte dos problemas ontológicos e epistemológicos endêmicos da disciplina, como o da natureza inquantificável do objeto psicológico, da simultaneidade da condição de sujeito e objeto, da suposta inexistência de objeto próprio e da impossibilidade de observação direta do fenômeno psicológico. Porém, ignorou ou agravou os problemas da possibilidade de algum nível de autonomia humana e da complexidade da explicação psicológica. Apesar de seus importantes avanços, o cognitivismo não conseguiu ainda a plena realização do projeto de fundamentação ontológica, epistemológica e metodológica de uma psicologia plenamente aderida à ciência moderna.

Keywords : Epistemologia; Filosofia da ciência; Cognitivismo; Psicologia cognitiva; Filosofia da psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )