SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The experience of antenatal care of South Brazilian’s pregnant adolescentsFood advertisement influence on food choice in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COLOMBAROLLI, Maíra Stivaleti et al. Desafios e progressos da reforma psiquiátrica no Amazonas: as perspectivas baseadas no primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Manaus. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 22-33. ISSN 1516-3687.

O presente artigo apresenta um panorama da situação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) instituído na cidade de Manaus (AM) e a implantação dos princípios da reforma psiquiátrica na cidade. A intenção da pesquisa foi trazer à tona as condições que constituem empecilho para o adequado funcionamento do centro e para o êxito da reforma psiquiátrica, usando como objeto de investigação a visão dos próprios profissionais inseridos nesse serviço de saúde. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais, detectando lacunas referentes à implantação da rede de assistência em saúde mental na cidade, impedindo que o Caps proporcione o serviço especializado para o qual foi criado, sendo uma delas a falta de integração da rede de saúde municipal. Evidencia-se, portanto, a importância da promoção de políticas públicas para que haja uma maior integração da rede de saúde em Manaus.

Keywords : Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Serviços de saúde mental; Caps; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )