SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Experiências de gestantes adolescentes gaúchas com o acompanhamento pré-natalInfluência de propagandas de alimentos nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

COLOMBAROLLI, Maíra Stivaleti et al. Desafios e progressos da reforma psiquiátrica no Amazonas: as perspectivas baseadas no primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Manaus. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 22-33. ISSN 1516-3687.

O presente artigo apresenta um panorama da situação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) instituído na cidade de Manaus (AM) e a implantação dos princípios da reforma psiquiátrica na cidade. A intenção da pesquisa foi trazer à tona as condições que constituem empecilho para o adequado funcionamento do centro e para o êxito da reforma psiquiátrica, usando como objeto de investigação a visão dos próprios profissionais inseridos nesse serviço de saúde. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais, detectando lacunas referentes à implantação da rede de assistência em saúde mental na cidade, impedindo que o Caps proporcione o serviço especializado para o qual foi criado, sendo uma delas a falta de integração da rede de saúde municipal. Evidencia-se, portanto, a importância da promoção de políticas públicas para que haja uma maior integração da rede de saúde em Manaus.

Palavras-chave : Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Serviços de saúde mental; Caps; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )