SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Desafios e progressos da reforma psiquiátrica no Amazonas: as perspectivas baseadas no primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de ManausAlexitimia e inteligência emocional: estudo correlacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MATTOS, Marilia Costa; NASCIMENTO, Paula Carolina Barboni Dantas; ALMEIDA, Sebastião Sousa  e  COSTA, Telma Maria Braga. Influência de propagandas de alimentos nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 34-51. ISSN 1516-3687.

Propagandas de alimentos anunciadas pela televisão podem influenciar hábitos alimentares de crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo foi avaliar escolhas alimentares de crianças e adolescentes expostos e não expostos a propagandas de alimentos veiculadas pela televisão. Grupos controle (n = 30) e experimental (n = 30) foram pareados segundo sexo (50% feminino) e idade (10,1 ± 1,4 anos). Participantes assistiram a um desenho animado de 21 minutos, com dois intervalos comerciais que veicularam oito diferentes propagandas. O grupo controle assistiu a propagandas de brinquedos, e o grupo experimental, de alimentos. Imediatamente após, fotos dos alimentos anunciados foram apresentadas com imagens de um produto: similar, mais saudável e uma fruta. O método Anova mostrou efeito significativo de categoria [F(3, 216) = 126,6; p < 0,05]. O teste post hoc de Newman-Keuls demonstrou que alimentos anunciados foram mais escolhidos do que os outros produtos. Além disso, o grupo controle escolheu mais produtos similares do que o experimental. Conclui-se que a exposição a propagandas de alimentos pode influenciar nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Propaganda de alimentos; Consumo de alimentos; Televisão; Crianças; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )