SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Influencia de las propagandas de alimentos en las elecciones alimenticias de niños y adolescentesEvaluación del estrés en la poícia militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MIGUEL, Fabiano Koich et al. Alexitimia e inteligência emocional: estudo correlacional. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 52-65. ISSN 1516-3687.

Inteligência emocional refere-se à capacidade de utilizar informação emocional para guiar pensamento e ações de maneira adaptativa e construtiva. Uma das subáreas da inteligência emocional é a percepção, ou seja, a capacidade de identificar corretamente emoções em si e nos outros. O indivíduo alexitímico possui dificuldade em caracterizar o próprio estado emocional. O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para o Teste Informatizado de Percepção de Emoções em Fotos (TPE), relacionando-o com a Escala de Alexitimia de Toronto (TAS). Participaram da pesquisa 54 sujeitos que responderam aos instrumentos. O TPE foi pontuado por dois métodos: consenso da amostra e por meio da Teoria de Resposta ao Item com base em consenso de seis especialistas. Entre os resultados, constatou-se que menor capacidade de fantasiar (uma área da alexitimia) está associada à menor capacidade de perceber emoções em si mesmo. Os resultados referentes à validade do instrumento são discutidos no texto.

Palabras clave : Inteligência emocional; Alexitimia; Percepção emocional; Teoria de resposta ao item; Avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )