SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A articulação de saberes teóricos e práticos na análise e no desenvolvimento da atividade de cuidadoEstilos de pensar e criar em universitários das áreas de humanas e sociais aplicadas: diferenças por gênero e curso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAMILO, Juliana A. de Oliveira. Querer ficar, querer sair: a ambivalência da internação psiquiátrica. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 106-119. ISSN 1516-3687.

A dicotomia entre querer sair e querer ficar no manicômio parece fazer parte da vida de muitas usuárias e usuários de serviços de saúde mental. Neste texto, será discutida essa problemática, destacando os principais impasses relatados por algumas usuárias quando estavam internadas em um hospital psiquiátrico da cidade de São Paulo, entre 2005 e 2007. A análise do conteúdo foi sustentada com base na perspectiva do construcionismo social. Este estudo conclui que a falta de uma rede de apoio extramuros integrada, além de internações psiquiátricas recorrentes, dificulta a reinserção social e abre espaço para o “querer ficar internado”. No entanto, esse suposto desejo não está isento de sofrimento. As falas, marcadas por rostos entristecidos, lapsos de linguagem ou lágrimas, clamam pela reconstrução de cidadania e autonomia, possível apenas pelas condições propícias para o “poder” sair.

Palavras-chave : Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Serviços de saúde mental; Construcionismo social; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )