SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Estilos de pensar e criar em universitários das áreas de humanas e sociais aplicadas: diferenças por gênero e cursoJovem em situação de desemprego: habilidades sociais e bem-estar psicológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HAGEN, Vivian; MIRANDA, Luciene Corrêa  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Consciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 135-148. ISSN 1516-3687.

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional e internacional indexada no Scielo, Pepsic e no periódico Capes (Web of science, Psychinfo e Eric), entre 1999 e 2009, sobre a relação entre consciência morfológica e alfabetização. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento da consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 76 que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a faixa etária de interesse das amostras, os países onde a publicação do tema é mais frequente, os anos de publicação, os países onde o tema é mais frequente e as palavras-chave mais encontradas. Foram excluídos artigos de revisão da literatura, artigos que tratavam da consciência sintática sem focar os aspectos morfossintáticos ou da morfologia derivacional e bilíngue e capítulos de livros. Os resultados apontam para uma necessidade de publicação sobre o tema, por ser relativamente novo e com muitas questões ainda a serem abordadas.

Palavras-chave : Habilidades metalinguísticas; Consciência morfológica; Consciência fonológica; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )