SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Análise da produção científica de dez anos da revista Psicologia: Teoria e Prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LUZ, Giordana Machado da; RAYMUNDO, Luana dos Santos  e  KUHNEN, Ariane. Uso dos espaços urbanos pelas crianças: uma revisão. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 172-184. ISSN 1516-3687.

O espaço ao ar livre tem se mostrado importante para o desenvolvimento infantil por oportunizar habilidades físicas, sociais e afetivas. Mudanças sociais, econômicas e espaciais, contudo, têm interferido no comportamento de uso de tais espaços, podendo trazer prejuízos à saúde e ao desenvolvimento das crianças. Esta revisão bibliográfica teve como objetivo investigar os fatores que têm sido apontados pelos pesquisadores como intervenientes no uso de tais espaços. Foram analisados os estudos publicados no período de 2005 a julho de 2010, em duas bases de dados (Science Direct e PsycNet). Os resultados foram agrupados em categorias, e são três os principais eixos temáticos que norteiam as pesquisas sobre a relação criança-espaço urbano: 1. o contexto sociofísico dos espaços urbanos, 2. a percepção parental do bairro e da vizinhança e 3. a percepção da própria criança usuária dos espaços destinados ao lazer; havendo predominância do primeiro eixo. Os resultados apontam que vários são os fatores intervenientes, entre eles, as condições de planejamento, psicossociais e físicas. Contudo, verificou-se pouca atenção ao estudo da relação crianças e espaços ao ar livre, o que gerou dados pouco conclusivos.

Palavras-chave : Crianças; Bairro; Atividade Física; Desenvolvimento; Revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )