SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Evaluación psicológica en el contexto de tránsitoCalidad de vida, ansiedad y depresión en los cuidadores de los niños con neoplasia cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

COMODO, Camila Negreiros; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira  y  MANOLIO, Carina Luiza. O passeio de Bia (vídeo): apresentação e validade interna e externa de um recurso para a promoção de habilidades sociais de pré-escolares. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 34-47. ISSN 1516-3687.

O aprendizado de habilidades sociais pode ocorrer de forma natural, porém, quando isso não ocorre, é necessário criar condições para essa aprendizagem. Uma dessas condições é o uso de diferentes recursos (livros, vídeos, jogos), associados ou não a programas de habilidades sociais. Este trabalho descreve o processo e o produto da elaboração de um vídeo em que a personagem principal (Bia) apresenta modelo de alternativas de habilidades sociais diante de seis demandas: fazer pedido à mãe, recusar oferta de carona, solucionar uma briga entre amigas, ajudar uma senhora a atravessar a rua, fazer pedido e negociar para tomar sorvete, e fazer convites. As etapas de pré-produção, produção, filmagem e pós-produção do vídeo são descritas, e analisam-se posteriormente os indicadores de validade interna e externa obtidos.

Palabras clave : Habilidades sociais; Pré-escolares; Recursos de vídeo; Validade interna e externa; Intervenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )