SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Bia walk (video ): presentation and internal and external validity of a resource to promote social skills of preschoolersThe dialogue between student-reader /author in university classroom and teacher mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

NOBREGA, Kenya Idamara Mendonça da  and  PEREIRA, Carlos Umberto. Qualidade de vida, ansiedade e depressão em cuidadores de crianças com neoplasia cerebral. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 48-61. ISSN 1516-3687.

Este trabalho tem como objetivo caracterizar em termos sociodemográficos os cuidadores de crianças com neoplasia cerebral atendidas em um hospital público de Aracaju-SE e investigar a percepção desse grupo quanto à sua qualidade de vida, ansiedade e depressão. Participaram do estudo 32 cuidadores de uma amostra por conveniência e foram utilizados três instrumentos: questionário sociodemográfico, Whoqol-abrev e Hads. A amostra indicou que 100% dos cuidadores são mães e avós. Na avaliação da qualidade de vida dos cuidadores, o domínio físico obteve avaliação de 58,7; social, 57,6; ambiental, 43,8; psicológico, 55,6. A prevalência de ansiedade na amostra foi de 50%, e a de depressão, 46,9%. A percepção da qualidade de vida dos cuidadores foi moderada. O domínio social foi o fator relevante para a depressão, e o domínio físico, o fator relevante para a ansiedade.

Keywords : Cuidadores; Neoplasias encefálicas; Qualidade de vida; Ansiedade; Depressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )