SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Quality of life, anxiety and depression in children caregivers with brain neoplasmFreshman's Self-efficacy and Integration in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; LIMA, Maria Prescila Tenório Nascimento de  and  GONCALVES, Fabíola Mônica da Silva. A interlocução entre aluno-leitor/autor em sala de aula e a mediação do docente universitário. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 62-74. ISSN 1516-3687.

A leitura é um processo de interação entre leitor, autor e texto que resulta na produção de múltiplos significados. O objetivo do estudo foi investigar as situações de leitura vivenciadas em sala de aula, em contexto universitário, promovidas pelo docente e averiguar as estratégias de mediação geradas pelo docente para favorecer a interlocução aluno-leitor/autor. Para tal, participaram do estudo um professor universitário de curso de formação de professores e sua respectiva turma de licenciaturas diversas. Realizaram-se sete observações dos momentos de discussão de textos em sala de aula, utilizando-se como material para registro o MP4 e caderno de anotação. Os resultados demonstram que: 1. as leituras em pequenos grupos de alunos ocorreriam como possibilitadoras de produção de sentidos; 2. a estratégia de perguntas/respostas foi utilizada como a principal estratégia de mediação docente; 3. as situações didáticas favoreceram a articulação das várias formas de linguagem. Verificou-se que o docente, nos momentos de discussão de texto, negociava os sentidos com os alunos a partir da consideração da intertextualidade e da história de leitura dos alunos-leitores.

Keywords : Leitura; Compreensão textual; Mediação docente; Sala de aula; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )