SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro anoA contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BRITO, Cristiane Vinholi de  e  SOUZA, José Carlos. Qualidade de vida dos educadores sociais em abrigos de proteção a crianças e adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 89-100. ISSN 1516-3687.

Educadores sociais estão imersos em dinâmica peculiar diária nas relações com crianças e adolescente com direitos violados, o que pode ocasionar respostas positivas ou negativas do corpo e da psiquê. Nessa perspectiva, realizou-se delineamento de pesquisa que permitisse a identificação da percepção de "qualidade de vida" desses trabalhadores. Os objetivos foram avaliar a qualidade de vida de educadores sociais em abrigos de proteção de Campo Grande, MS. Foi realizado um estudo quantitativo de corte transversal, amostra n = 56. Aplicaram-se dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e o questionário World Health Organization Quality of Life - 100 (Whoqol-100). A maioria dos profissionais eram mulheres (90,7%), com nível médio de escolaridade (49,1%). A análise dos domínios do Whoqol-100 demonstrou em escala crescente: físico (14,59), relações sociais (15,45), psicológico (15,56), nível de independência (17,13), espiritualidade (17,66) e meio ambiente (18,50). Os trabalhadores analisados percebem de boa a excelente sua qualidade de vida.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Saúde do trabalhador; Educadores sociais; Abrigos de proteção; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )