SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Social educators quality of life in protected shelters to children and adolescentsRelationships between mood states and sport performance in high level sailors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 101-116. ISSN 1516-3687.

O pressuposto é que a teoria de Jean Piaget contribui para o diagnóstico clínico de crianças. O objetivo é verificar a relevância dos aspectos cognitivos na análise de testes e técnicas projetivas utilizados no diagnóstico psicológico de crianças. O método consistiu em analisar as noções de espaço, tempo e causalidade, tal como entendidos pela teoria do conhecimento de Piaget em protocolos de ludodiagnóstico e desenho da figura humana de crianças de 2 a 14 anos, atendidas na clínica-escola. Foram analisados 282 protocolos de sessões clínicas ludodiagnósticas, 55 protocolos de testes projetivos do desenho da figura humana e 123 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 2 a 14 anos de escolas particulares. Os resultados demonstraram a relevância da análise desses indicadores cognitivos para a conclusão diagnóstica, ressaltando o valor do ludodiagnóstico como técnica projetiva para tais investigações cognitivas em contraposição ao desenho da figura humana, que não possibilita tais investigações.

Keywords : Ludodiagnóstico; Avaliação psicológica; Socialização; Criança; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )