SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Qualidade de vida dos educadores sociais em abrigos de proteção a crianças e adolescentesRelações entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 101-116. ISSN 1516-3687.

O pressuposto é que a teoria de Jean Piaget contribui para o diagnóstico clínico de crianças. O objetivo é verificar a relevância dos aspectos cognitivos na análise de testes e técnicas projetivas utilizados no diagnóstico psicológico de crianças. O método consistiu em analisar as noções de espaço, tempo e causalidade, tal como entendidos pela teoria do conhecimento de Piaget em protocolos de ludodiagnóstico e desenho da figura humana de crianças de 2 a 14 anos, atendidas na clínica-escola. Foram analisados 282 protocolos de sessões clínicas ludodiagnósticas, 55 protocolos de testes projetivos do desenho da figura humana e 123 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 2 a 14 anos de escolas particulares. Os resultados demonstraram a relevância da análise desses indicadores cognitivos para a conclusão diagnóstica, ressaltando o valor do ludodiagnóstico como técnica projetiva para tais investigações cognitivas em contraposição ao desenho da figura humana, que não possibilita tais investigações.

Palavras-chave : Ludodiagnóstico; Avaliação psicológica; Socialização; Criança; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )