SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Relações entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nívelPaternidade: vivência do primeiro filho e mudanças familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LUIZ, Raquel Terezinha; LOLI, Mayumi Nishi; KAWANICHI, Nancy Kimie  e  BOARINI, Maria Lucia. Estado da arte sobre o Serviço Residencial Terapêutico no Brasil: um panorama exploratório. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 131-140. ISSN 1516-3687.

Este artigo, de caráter exploratório, teve como objetivo o levantamento bibliográfico de estudos publicados sobre o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) no Brasil, que se constitui um dos dispositivos da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental. Para alcançar esse objetivo, realizaram-se pesquisas na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá e sites nacionais que reúnem documentos oficiais e publicações científicas de diversas áreas. Com análise dos resultados alcançados, constatou-se que a Região Sudeste é a que mais possui trabalhos científicos publicados (61,54%); os trabalhos científicos sobre esse dispositivo são, em sua maioria, de autoria de psicólogos (51,28%); a maioria dos trabalhos encontrados corresponde a relatos de experiências, e algumas foram exitosas e outras não. Enfim, as publicações sobre o SRT, dentre outras possibilidades, permitem analisar o funcionamento do dispositivo, conhecer as preocupações existentes, os questionamentos e as respostas que se fazem, bem como os limites desse dispositivo.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Saúde pública; Política Nacional de Atenção à Saúde Mental; Serviço Residencial Terapêutico; Publicações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )