SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estado del arte sobre el Servicio Residencial Terapéutico en Brasil: un panorama exploratorioLa construcción de la identidad femenina en la adolescencia: un enfoque en la relación madre e hija índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

JAGER, Márcia Elisa  y  BOTTOLI, Cristiane. Paternidade: vivência do primeiro filho e mudanças familiares. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 141-153. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetivou entender como os homens percebem a volta para casa com seu bebê e as implicações desse fenômeno na vida familiar. Participaram deste estudo quatro pais que vivenciavam pela primeira vez a paternidade, sendo entrevistados no período de até 15 dias após o parto. Suas respostas foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma busca de inclusão paterna nos cuidados ao bebê, porém timidamente, já que as questões de gênero marcaram as falas dos pais. O sentimento de distanciamento afetivo entre o casal apareceu como fator significativo desse período, e as responsabilidades masculinas, predeterminadas socialmente, como a educação dos filhos e o desempenho do papel de provedor na família, sobressaíram no momento que se perceberam pais. Conclui-se, assim, que existe uma paternidade tradicional desempenhada por esses pais, já que a atuação deles durante esse período é determinada por questões de gêneros ainda instituídas na sociedade.

Palabras clave : Paternidade; Maternidade; Família; Gravidez; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )