SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Paternity: existence of the first child and familiar changesThe importance of a father figure in the process of career choice: a comparative study among university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SERON, Camila; DEL PRETTE, Almir  and  MILANI, Rute Grossi. A construção da identidade feminina na adolescência: um enfoque na relação mãe e filha. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 154-164. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve por objetivo compreender o papel da relação mãe e filha no processo de construção da identidade feminina na adolescência. Participaram da pesquisa dez adolescentes do sexo feminino, com idade entre 14 e 18 anos, que cursavam o ensino médio ou o ensino superior e residiam com suas mães. Foi utilizado um roteiro de perguntas semiestruturado, aplicado por meio de entrevista. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, e, para a discussão, foi adotado o referencial psicanalítico. Observou-se que a identificação entre elas é um aspecto facilitador para uma relação mais próxima, possibilitando uma maior compreensão dos papéis sociais e da própria feminilidade. Essa relação também contribui para levar a adolescente a refletir sobre que mulher deseja ser, representando um ponto de partida, e posteriormente alcançar uma identidade feminina própria.

Keywords : Adolescência; Feminilidade; Identificação; Psicanálise; Relação mãe e filha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )