SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The construction of the feminine identity in adolescence: a focus on the mother and daughter relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LOPES, Sandra Ribeiro de Almeida  and  PAULA, Sabrina Ferreira de. A importância da figura paterna no processo de escolha profissional: um estudo comparativo entre jovens universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 165-181. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi verificar se o jovem que não contou com a presença do pai durante seu desenvolvimento elegeu alguma figura substituta e se a ausência paterna trouxe implicações em sua escolha profissional. Utilizou-se o desenho-estória com tema e entrevista semidirigida, com 12 universitários, de ambos os sexos, entre 18 e 25 anos. Metade da amostra não conviveu com o pai/padrasto durante a infância e/ou adolescência (grupo 1), e metade contou com sua presença (grupo 2). Em ambos os grupos, os fatores determinantes na decisão foram o próprio interesse/desejo, retorno financeiro e campo de trabalho. Metade da amostra do grupo 1 elegeu alguma figura substituta; na outra metade, em que isso não ocorreu, houve a influência da figura materna na escolha profissional. Há indícios de que, diante da ausência paterna e na falta de uma figura substituta, a figura materna passa a ocupar um espaço significativo nesse cenário.

Keywords : Escolha da profissão; Adolescente; Identificação; Relação pai-filho; Relação mãe-filho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )