SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A discriminação condicional como método para ensinar crianças a ler em situação coletiva de sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro; SOUZA, Daiane Silva de  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Prevalência dos problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 15-29. ISSN 1516-3687.

Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento, medidos através do CBCL/6‑18, em uma amostra de crianças escolares residentes em Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram 140 pais, mães ou cuidadores de meninos e meninas, matriculados entre o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Os resultados apontaram que meninos e meninas apresentaram alta prevalência de problemas de comportamentos agressivos (externalizantes), seguidos por problemas de ansiedade/depressão e isolamento/depressão (internalizantes). Em geral, os problemas de comportamento internalizantes predominaram sobre os externalizantes. Não houve diferença estatisticamente significativa entre meninos e meninas para os diferentes tipos de problemas de comportamento. As variáveis "baixo nível socioeconômico", "escola pública" e "ocorrência de separação dos pais" apresentaram associação com problemas de comportamento, conforme escores obtidos pela escala total de problemas de comportamento do CBCL/6‑18. Conclui‑se que as variáveis sociodemográficas podem exercer influência na manifestação de problemas de comportamento na infância e merecem ser investigadas.

Palavras-chave : crianças; avaliação; problemas de comportamento; comportamento infantil; prevalência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License