SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Prevalence of behavior problems in a sample of children from Rio Grande do SulA look at the caregiver of cancer patients receiving palliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MEDEIROS, José Gonçalves. A discriminação condicional como método para ensinar crianças a ler em situação coletiva de sala de aula. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 30-49. ISSN 1516-3687.

Os objetivos deste estudo foram: 1. ensinar um repertório de leitura composto de palavras comumente utilizadas nas séries iniciais, mas relacionadas entre si; e 2. desenvolver e sistematizar um esquema de ensino em grupo com base num delineamento de sujeito único. Os participantes foram 24 crianças, de ambos os sexos, de uma escola da rede pública. O procedimento foi a discriminação condicional, usada para expandir gradualmente, ao longo de uma sequência de passos, o conjunto de pareamentos entre modelos e estímulos de comparação. As etapas de ensino foram realizadas coletivamente, contudo os testes foram aplicados individualmente. Dois grupos, um coletivo e um individual, foram formados pela dificuldade de aplicar critérios unificados de desempenho em toda a classe. As crianças de ambos os grupos leram as palavras de ensino, porém apenas as crianças do grupo coletivo leram as palavras de generalização.

Keywords : análise do comportamento aplicada; discriminação condicional; ensino; leitura; equivalência em situação coletiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License