SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Una mirada en el cuidador de pacientes oncológicos recibiendo cuidados paliativosLa atención domiciliaria en salud mental realizada por practicantes de Psicología dentro del Programa de Intensificación de Cuidados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MACEDO, Mônica Medeiros Kother et al. Motivos de busca de atendimento psicológico por adolescentes em uma clínica‑escola. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 63-75. ISSN 1516-3687.

O estudo explora os motivos de busca de atendimento psicológico por adolescentes de 10 a 19 anos na clínica‑escola de uma faculdade de Psicologia entre os anos de 2003 e 2009. Verifica‑se a modalidade motivacional predominante na busca por ajuda psicoterapêutica. Os procedimentos metodológicos utilizados são de cunho quantitativo. A análise documental das fichas de triagem utilizadas na clínica‑escola resultou na organização de um banco de dados, no levantamento e na categorização das queixas apresentadas. Os resultados obtidos referem‑se à faixa etária e ao nível socioeconômico encontrados nas fichas, sendo os principais motivos de atendimento os referentes a problemas afetivos. Evidencia‑se a necessidade de melhorias no registro de informações no contexto da clínica‑escola. Destaca‑se a pertinência de ações qualificadas de prevenção e, também, das intervenções diante de padecimentos emocionais nessa etapa do ciclo vital.

Palabras clave : adolescente; clínica‑escola; saúde mental; fases do ciclo vital; atenção à saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License