SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Motivos de busca de atendimento psicológico por adolescentes em uma clínica‑escolaAdoção por pais solteiros: desafios e peculiaridades dessa experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CORTES, Laura Alícia Silva; SILVA, Marcus Vinícius de Oliveira  e  JESUS, Mônica Lima de. A atenção domiciliar em saúde mental realizada por estagiários de Psicologia no Programa de Intensificação de Cuidados. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 76-88. ISSN 1516-3687.

Este estudo investiga a atenção domiciliar, tomando o domicílio como lócus de cuidado de pessoas com transtorno mental, na perspectiva dos familiares acompanhados por estagiários de Psicologia do Programa de Intensificação de Cuidados (PIC). Trata‑se de pesquisa qualitativa com desenho de estudo de caso, que ainda considera o domicílio como encontro dos saberes técnico‑científicos e familiares, centro de tensões e dinâmicas vinculares. Realizaram‑se entrevistas semi estruturadas com familiares assistidos em 2010, para avaliar o PIC, e análise do prontuário do paciente para contextualizar o atendimento entre 2004 e 2008. Conclui‑se que os entrevistados reconheceram o PIC como uma possibilidade exitosa de cuidado em saúde mental, no processo de desinstitucionalização da loucura, por apontar diversos ganhos para o paciente e para sua família. A atenção domiciliar e as tecnologias empregadas pelo PIC são reconhecidas como promotoras da autonomia do usuário, o que resulta na ampliação da sua rede de cuidado ao ser inserido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Palavras-chave : família; transtorno mental; programa de atendimento domiciliar; Reforma Psiquiátrica; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License