SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Adoption by single parents: challenges and peculiarities of this experienceEvaluation of empathy in children participating and not participating in a program of sociocognitive development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Maria de Fátima de Souza; NETO, Manoel de Lima Acioli  and  SOUZA, Yuri Sá de Oliveira. Adolescência em revistas: um estudo sobre representações sociais. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 103-113. ISSN 1516-3687.

Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais sobre a adolescência veiculadas por revistas direcionadas a pais e jovens. Foram analisadas quatro revistas, sendo duas voltadas para o público adolescente e duas para os pais. Os dados foram analisados através do software Alceste, permitindo obter uma visualização tópica dos discursos em quatro classes. A classe 1 remeteu aos conflitos dos pais no momento de educar seus filhos. A classe 2 abordou problemas supostamente naturais da adolescência. A classe 3 indicou a preocupação com o futuro profissional. A classe 4 abordou o discurso dos jovens sobre o seu contexto cotidiano. Os resultados apontam diferenças nas concepções de adolescentes. As revistas destinadas aos pais consideram a adolescência como uma fase naturalmente conturbada, enquanto as revistas voltadas para os adolescentes destacam as relações afetivas e sexuais dos adolescentes. Os resultados possibilitam inferir processos sociais de reforço e manutenção de certa concepção de família, ao mesmo tempo que mantêm a positividade das identidades grupais.

Keywords : adolescência; representação social; meios de comunicação impressos; revistas; relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License