SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Adolescência em revistas: um estudo sobre representações sociaisComprometimento afetivo, de continuação e entrincheiramento organizacional: estabelecendo limites conceituais e empíricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RODRIGUES, Marisa Cosenza  e  RIBEIRO, Nathalie Nehmy. Avaliação da empatia em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 114-126. ISSN 1516-3687.

A empatia parece ser aprimorada com o desenvolvimento de fatores sociocognitivos. O estudo investigou diferenças no grau de habilidades empáticas e quanto ao gênero em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo, implementado por docentes com o objetivo de promover a linguagem referente aos estados mentais e o processamento de informação social. A pesquisa envolveu 40 crianças de 7 anos (21 meninos e 19 meninas): 20 crianças participantes e 20 crianças não participantes do referido programa. Após o término do programa, aplicou‑se individualmente a escala de empatia para crianças e adolescentes. Houve 284 respostas empáticas (65%) no grupo participante e 244 respostas empáticas (55%) no grupo não participante, sendo tal diferença significativa, ou seja, o grupo‑alvo do programa respondeu de forma mais empática. Quanto ao gênero, não foram encontradas diferenças significativas. Conclui‑se que o programa implementado contribuiu indiretamente para o desenvolvimento das capacidades empáticas infantis.

Palavras-chave : empatia; desenvolvimento sociocognitivo; linguagem; ensino fundamental; promoção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License