SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Avaliação da empatia em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivoMemória autobiográfica e depressão: um estudo correlacional com amostra clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Patrícia; ALVES, Flávia Jôse Oliveira; PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves  e  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Comprometimento afetivo, de continuação e entrincheiramento organizacional: estabelecendo limites conceituais e empíricos. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 127-141. ISSN 1516-3687.

O modelo tridimensional do comprometimento organizacional apresenta problemas conceituais e empíricos, como o comportamento antagônico da base de continuação em comparação às demais. Como parte do esforço em melhorar o nível de validade discriminante do construto e, assim, ampliar seu poder preditivo, este trabalho analisa a pertinência do modelo tridimensional e, particularmente, da permanência da base de continuação no construto. Para tanto, procedeu‑se às análises de correlação entre os construtos de entrincheiramento organizacional e comprometimento organizacional e destes com diferentes antecedentes e consequentes numa amostra de 721 trabalhadores, visando conhecer em que medida as bases afetiva e de continuação do comprometimento organizacional se assemelham ou diferem do entrincheiramento organizacional. Os resultados apontam para divergência da base de continuação em comparação à base afetiva, sugerindo tratar-se de vínculos distintos. Por sua vez, a similaridade entre o entrincheiramento organizacional e a base de continuação sugere que se trata do mesmo fenômeno.

Palavras-chave : comprometimento; entrincheiramento; modelo; validade; vínculo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License