SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Comprometimiento afectivo, de continuación y atrincheramiento organizacional: estableciendo límites conceptuales y empíricosEntre el placer y el sufrimiento: un estudio acerca de los sentidos del trabajo para profesores universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

NASCIMENTO, Juliana Maria Steffen do  y  PERGHER, Giovanni Kuckartz. Memória autobiográfica e depressão: um estudo correlacional com amostra clínica. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 142-153. ISSN 1516-3687.

Dados da literatura indicam que indivíduos com depressão apresentam dificuldades em recuperar memórias autobiográficas específicas. A relação entre a especificidade da memória autobiográfica e a intensidade dos sintomas depressivos ainda não está bem estabelecida. Nesse sentido, este estudo investigou a correlação entre a especificidade da memória autobiográfica e o nível de depressão em uma amostra clínica. Para tanto, aplicou‑se o teste da memória autobiográfica (TMA) e o inventário Beck de depressão (BDI) em uma amostra de 30 pacientes com diagnóstico de depressão maior. Os resultados indicaram uma correlação negativa entre a especificidade da memória autobiográfica e o nível de depressão, ou seja, quanto mais deprimidos estavam os participantes, menos específicas eram as recordações autobiográficas.

Palabras clave : memória; depressão; processos mentais; cognição; tratamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License