SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Memoria autobiográfica y depresión: un estudio correlacional con muestra clinicaElaboración de un diccionario personalizado del modelo de los ciclos terapéuticos (TCM) para adolescentes en conflicto con la ley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MARIA CHALFIN, Coutinho; MAGRO, Márcia Luiza Pit Dal  y  BUDDE, Cristiane. Entre o prazer e o sofrimento: um estudo sobre os sentidos do trabalho para professores universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 154-167. ISSN 1516-3687.

O mundo do trabalho tem sofrido transformações nas últimas décadas, provocando uma precarização e flexibilização no trabalho. Isso se reflete no trabalho docente, com contratos flexíveis, maior intensificação da carga de trabalho e exigência de polivalência. Nesse contexto, realizou‑se a pesquisa com objetivo de compreender os sentidos de prazer e sofrimento no trabalho, atribuídos por professores de universidades comunitárias. Entrevistaram-se oito docentes e foi realizada a análise qualitativa de seu conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças na esfera do trabalho docente trazem implicações para as significações deste. Predominam vivências relacionadas ao sofrimento no trabalho, associadas à elevada carga de trabalho, que gera exaustão física e mental, e à insegurança quanto ao contrato de trabalho. Contudo, vivências de prazer foram apontadas pelos participantes da pesquisa, especialmente as associadas à identidade de ser professor e ao reconhecimento do trabalho.

Palabras clave : saúde do trabalhador; sofrimento psíquico; docentes; educação superior; mercado de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License