SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Memória autobiográfica e depressão: um estudo correlacional com amostra clínicaDesenvolvimento de um dicionário personalizado do modelo dos ciclos terapêuticos (TCM) para adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MARIA CHALFIN, Coutinho; MAGRO, Márcia Luiza Pit Dal  e  BUDDE, Cristiane. Entre o prazer e o sofrimento: um estudo sobre os sentidos do trabalho para professores universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 154-167. ISSN 1516-3687.

O mundo do trabalho tem sofrido transformações nas últimas décadas, provocando uma precarização e flexibilização no trabalho. Isso se reflete no trabalho docente, com contratos flexíveis, maior intensificação da carga de trabalho e exigência de polivalência. Nesse contexto, realizou‑se a pesquisa com objetivo de compreender os sentidos de prazer e sofrimento no trabalho, atribuídos por professores de universidades comunitárias. Entrevistaram-se oito docentes e foi realizada a análise qualitativa de seu conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças na esfera do trabalho docente trazem implicações para as significações deste. Predominam vivências relacionadas ao sofrimento no trabalho, associadas à elevada carga de trabalho, que gera exaustão física e mental, e à insegurança quanto ao contrato de trabalho. Contudo, vivências de prazer foram apontadas pelos participantes da pesquisa, especialmente as associadas à identidade de ser professor e ao reconhecimento do trabalho.

Palavras-chave : saúde do trabalhador; sofrimento psíquico; docentes; educação superior; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License