SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Entre o prazer e o sofrimento: um estudo sobre os sentidos do trabalho para professores universitáriosPerversão e contemporaneidade: um discurso equivocado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

KHATER, Eduardo  e  YOSHIDA, Elisa Médici Pizão. Desenvolvimento de um dicionário personalizado do modelo dos ciclos terapêuticos (TCM) para adolescentes em conflito com a lei. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 168-181. ISSN 1516-3687.

Objetivou‑se desenvolver um dicionário personalizado para aplicação do modelo de ciclos terapêuticos (TCM) a entrevistas de adolescentes em conflito com a lei. O TCM permite análise de textos por computador para identificar momentos‑chave de um processo psicoterapêutico ou de uma narrativa com conteúdo emocional e cognitivo. Análises são feitas com o auxílio de um software (CM), com base em listas de palavras de tom emocional e de abstração, chamadas dicionários de estilo narrativo. Foram compiladas palavras de músicas de rap, entrevistas com adolescentes em conflito com a lei (n = 5), gírias e expressões coloquiais para o desenvolvimento de dicionários personalizados. Análises de entrevistas com os participantes utilizando os dicionários personalizados e comparadas com dicionários padrão do TCM sugerem que os dicionários padrão são capazes de identificar temas importantes do ponto de vista emocional. Contudo, os dicionários personalizados permitem um refinamento analítico com a possibilidade de identificação mais precisa de momentos‑chave na fala dos participantes.

Palavras-chave : software; aplicações do computador; avaliação psicológica; psicoterapia; mudança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License