SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Elaboración de un diccionario personalizado del modelo de los ciclos terapéuticos (TCM) para adolescentes en conflicto con la leyIntegralidad y salud mental en el SUS a la luz de la teoría de la complejidad de Edgar Morin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos  y  SCHMITT, Lara Stresser. Perversão e contemporaneidade: um discurso equivocado?. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 182-194. ISSN 1516-3687.

Este trabalho teve como objetivo examinar a produção psicanalítica sobre a perversão nas últimas décadas, tendo como recorte as relações que os autores fazem entre perversão e contemporaneidade. Para a execução da pesquisa, tivemos como fonte artigos psicanalíticos indexados pela American Psychology Association (PsycInfo/APA), artigos de revistas psicanalíticas e capítulos de livros cujo tema é a perversão, mas no ponto em que esta faz uma interseção com a contemporaneidade. Para análise do material encontrado, categorias temáticas foram criadas: "perversão e patologias atuais", "laços sociais perversos" e "perversionalização ou obsessionalização?". Com esta pesquisa, percebemos que a perversão é um tema frequente no discurso atual da psicanálise; no entanto, muitas vezes esse vocábulo e seu derivado, "perverso", são empregados indiscriminadamente para denunciar tudo o que é imoral e mau na sociedade. Diante disso, corre‑se o risco da banalização da perversão, fugindo esta do seu sentido psicanalítico.

Palabras clave : psicanálise; cultura; perversão; sociedade; sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License