SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Integralidade e saúde mental no SUS à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

JAQUELINE DE CARVALHO, Rodrigues et al. Avaliação de apraxias em pacientes com lesão cerebrovascular no hemisfério esquerdo. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 209-220. ISSN 1516-3687.

Estudos evidenciam a dominância do hemisfério cerebral esquerdo (HE) no planejamento motor. Contudo, são necessárias investigações sobre a participação das regiões corticais e subcorticais do HE nas apraxias. Este estudo de casos múltiplos analisou o desempenho de cinco pacientes com lesão cerebrovascular isquêmica no HE, em três tipos de apraxias. Os participantes, com idades entre 43 e 73 anos, foram distribuídos em dois grupos quanto ao local da lesão, cortical ou subcortical. Utilizaram‑se tarefas do instrumento de avaliação neuropsicológica breve Neupsilin. Comparou‑se a pontuação de cada caso à média de desempenho de seu grupo normativo. Somente os pacientes com lesão cortical apresentaram déficit de apraxia ideomotora. Nas apraxias construtivas, os tipos de erro diferenciaram os dois grupos. O método qualitativo contribuiu para compreender os mecanismos envolvidos nas apraxias e para o planejamento de programas de reabilitação neuropsicológica.

Palavras-chave : apraxia; acidente vascular cerebral; neuropsicologia; avaliação neuropsicológica; estudo de casos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License