SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Effects of predictability control and the use of symbolic central cues in temporal orienting of attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SILVA, Jandilson Avelino da et al. Sensibilidade ao contraste espacial de adultos jovens para grades senoidais verticais em condições diferentes de luminância. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 15-25. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi medir a função de sensibilidade ao contraste (FSC) de adultos jovens para frequências espaciais de grades senoidais verticais em condições de luminância fotópica e escotópica. Utilizou-se o método psicofísico da escolha forçada para estimativa da sensibilidade ao contraste para as frequências de 0,6, 2,5 e 5,0 cpg. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal ou corrigida e estavam livres de doenças oculares identificáveis. As análises estatísticas mostraram que houve diferenças entre as condições de luminância e que os adultos foram mais sensíveis às frequências média e alta na condição de luminância fotópica. Esses resultados indicam que as características do sistema visual humano para detectar frequências espaciais em condições de luminância fotópica e escotópica passam por mecanismos distintos que tornam possível a diferenciação de contraste.

Keywords : sensibilidade ao contraste; grade senoidal vertical; método psicofísico; luminância fotópica; luminância escotópica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )