SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Sensibilidade ao contraste espacial de adultos jovens para grades senoidais verticais em condições diferentes de luminânciaCognições espaciais sobre perspectiva em contexto concreto e multimídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Flávia Cristina da et al. Efeitos do controle de previsibilidade e da utilização de pistas simbólicas centrais na orientação temporal da atenção. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 26-40. ISSN 1516-3687.

A todo instante, ocorrem, no ambiente, estímulos com diferentes qualidades e graus de relevância que competem pela atenção do organismo e, caso selecionados, serão prioritariamente processados. Este trabalho foi planejado com três experimentos para analisar a dinâmica temporal da orientação da atenção. Eles aprofundam o conhecimento sobre os efeitos do controle de previsibilidade e da utilização de pistas simbólicas centrais na orientação temporal da atenção. Em cada experimento, o participante sentava-se em frente a um monitor acoplado a um computador, que gerava os estímulos e registrava o tempo de reação manual (TR) a alvos visuais. Como resultado, observou-se um direcionamento temporal da atenção, seja por meio do controle da previsibilidade, seja por meio de pistas simbólicas centrais. Pode-se dizer, assim, que a probabilidade temporal de ocorrência dos estímulos permitiu uma preparação do indivíduo para responder, o que sugere que houve uma alocação prévia dos recursos atencionais para os intervalos indicados de forma temporal, gerando, consequentemente, TR menores.

Palavras-chave : atenção; tempo; tempo de reação; previsibilidade; orientação temporal da atenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )