SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Efeitos do controle de previsibilidade e da utilização de pistas simbólicas centrais na orientação temporal da atençãoO câncer na adolescência: vivenciando o diagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALEXANDRE, Juliana Rodrigues  e  SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Cognições espaciais sobre perspectiva em contexto concreto e multimídia. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 41-54. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa focalizou a representação do espaço projetivo em dois contextos: concreto e virtual. Foram utilizados o jogo Zona Trash 3 e uma adaptação da prova piagetiana clássica das Três Montanhas, na qual o jogo se baseia, para analisar a capacidade da criança de adotar um ponto de vista diferente do seu. Este artigo apresenta duas das trinta crianças examinadas quanto ao tipo de erro e às estratégias utilizadas para resolver problemas. Os resultados indicaram maior dificuldade no jogo e se inseriram na discussão global sobre a perspectiva de Jean Piaget aplicada à compreensão de estratégias utilizadas por crianças de diferentes idades em contexto multimidia; as relações entre familiaridade e estratégias para resolver situações-problema; e as contribuições do olhar piagetiano para a elaboração de estudos sobre o desenrolar progressivo de estratégias para resolver problemas apresentados de modo virtual.

Palavras-chave : cognição; desenvolvimento infantil; jogos de vídeo; multimídia; percepção espacial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )