SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Perspective on spatial cognition in the concrete context and multimediaPoliticization and education in service: meaning and sense attributed by residents in a multi-professional residency program in mental health in the State of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

REZENDE, Adryene Milanez; SCHALL, Virgínia Torres  and  MODENA, Celina Maria. O câncer na adolescência: vivenciando o diagnóstico. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 55-66. ISSN 1516-3687.

O câncer na adolescência implica, além das mudanças decorrentes do desenvolvimento biopsicossocial dessa fase da vida, a elaboração do diagnóstico e das alterações na rotina do sujeito. Este artigo tem por objetivo descrever a vivência inicial do câncer na perspectiva da pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas abertas com seis pacientes, de 12 a 16 anos, portadores da doença sobre o processo do adoecer. A análise das narrativas aponta as seguintes categorias temáticas: surgimento da doença, descoberta do diagnóstico e sentimento após comunicação. As verbalizações sobre a trajetória inicial do câncer foram descritas em detalhes e demonstraram ser um período marcante e complexo tanto para o paciente quanto para a família. Os dados sinalizam a necessidade de os profissionais oferecerem uma escuta diferenciada, além de apoio psicológico, para uma melhor compreensão dessa nova condição.

Keywords : câncer; diagnóstico; adolescente; entrevista; humanização da assistência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )