SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Atuação de psicólogos e estruturação de serviços públicos na assistência à saúde mental de crianças e adolescentesSobre a memória social dos "Anos Dourados": Fusca, Copa do Mundo, Bossa Nova e Miss Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LOMANDO, Eduardo; WAGNER, Adriana  e  GONCALVES, Jaqueline. Coesão, adaptabilidade e rede social no relacionamento conjugal homossexual. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 96-109. ISSN 1516-3687.

A pluralidade de configurações e estruturas que têm caracterizado os núcleos familiares e conjugais tem gerado a necessidade de compreender determinados aspectos, já estudados em configurações clássicas, nas configurações contemporâneas, tais como os casais do mesmo sexo. Já está comprovado que a rede de apoio social está relacionada com a qualidade conjugal heterossexual e exerce funções de suporte, entretanto são escassas as informações de como isso ocorre na conjugalidade homoafetiva. Com base nesse contexto, o objetivo deste artigo foi investigar a correlação entre a coesão e adaptabilidade conjugal e percepção de apoio social da família, dos amigos e das relações de trabalho/escola de gays e lésbicas. Foram entrevistadas 111 pessoas em relações homoafetivas, com média de idade de 32,59 anos, de ambos os sexos. Encontrou-se uma correlação positiva significativa entre coesão/adaptabilidade e apoio social da família e dos amigos. Esse dado revela que, para essa amostra, as funções de apoio medidas e exercidas pela família e pelos amigos podem estar favorecendo a qualidade conjugal de tais casais.

Palavras-chave : homossexualidade; relações conjugais; redes sociais; adaptabilidade; orientação sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )