SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Coesão, adaptabilidade e rede social no relacionamento conjugal homossexualInfluência da cultura organizacional na (re)construção da identidade dos trabalhadores: um estudo de caso em uma empresa de tratamento de resíduos no sul de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DIAS, Aline Passeri et al. Sobre a memória social dos "Anos Dourados": Fusca, Copa do Mundo, Bossa Nova e Miss Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 110-123. ISSN 1516-3687.

O presente artigo trata de uma pesquisa sobre a memória social dos anos 1950, conhecidos como os "Anos Dourados", na qual se focalizam especificamente: a fabricação do Fusca, primeiro modelo da fábrica Volkswagen no país; a conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil; o advento da Bossa Nova; e os concursos de Miss Brasil. A fundamentação teórica consiste numa perspectiva psicossocial da memória envolvendo a articulação de contribuições psicológicas, sociológicas e históricas. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de um questionário a 450 moradores do Rio de Janeiro, distribuídos entre três estratos etários: idosos, adultos e jovens. Na análise dos dados, compararam-se as frequências das respostas produzidas pelos três grupos de participantes para cada uma das questões. Os resultados evidenciam importantes diferenças entre as memórias dos distintos conjuntos geracionais, que são satisfatoriamente explicadas pelos princípios teóricos acerca da construção social da memória.

Palavras-chave : memória social; memória coletiva; história; música popular brasileira; práticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )