SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3On the social memory of the "Golden Years": Beetle, World Cup, Bossa Nova and Miss BrazilFamily relations of two riverside children in Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RESENDE, Fernanda Garcia  and  PAULA, Alessandro Vinícius de. Influência da cultura organizacional na (re)construção da identidade dos trabalhadores: um estudo de caso em uma empresa de tratamento de resíduos no sul de Minas Gerais. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 124-138. ISSN 1516-3687.

O presente estudo de caso objetivou identificar e discutir a influência da cultura organizacional na (re)construção da identidade dos trabalhadores de uma empresa que atua no ramo de transporte e tratamento de resíduos, localizada no sul de Minas Gerais. A pesquisa contou com a participação de quatorze funcionários da referida instituição, tendo sido utilizadas a observação participante e a entrevista semiestruturada como técnicas para coleta de dados. Na apreciação das informações encontradas, empregou-se a análise de conteúdo, que evidenciou que a maioria dos trabalhadores atua de forma padronizada referente ao pensar, sentir/perceber e agir em relação ao trabalho e à empresa. Concluiu-se que os elementos da cultura organizacional (valores, sentimentos e comportamentos) podem influenciar na (re)construção da identidade dos trabalhadores, revelando-se como fatores fundamentais para a compreensão de como eles apreendem a empresa e constroem seu autoconceito. Tais elementos mostram-se relevantes para a formulação de políticas de gestão de pessoas eficientes.

Keywords : cultura organizacional; identidade; trabalho; gestão de pessoas; estudo de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )