SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Influence of organizational culture in (re)construction of workers' identity: a case study in a company with waste treatment in southern Minas GeraisGender and health: men's care in debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SILVA, Daiane Gasparetto da; PONTES, Fernando Augusto Ramos  and  SILVA, Simone Souza da Costa. Relações familiares de duas crianças ribeirinhas da Amazônia. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 139-151. ISSN 1516-3687.

O modo de vida do ribeirinho amazônico organiza as relações interpessoais das crianças de forma particular, corroborando a ideia de que cada contexto gera o desenvolvimento de habilidades sociais distintas. Com base nesse princípio, esta pesquisa teve por objetivo descrever as particularidades das interações de duas crianças de 3 anos de idade com os seus parceiros em uma comunidade ribeirinha situada no Rio Araraiana - Ilha do Marajó/Pará. Utilizaram-se como recursos metodológicos: inventário de rotina (IR), diário de campo (DC) e entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados a partir das díades familiares. Com base nos dados, observou-se que o contexto familiar estrutura as relações com as crianças, introduzindo-as na cultura ribeirinha por meio da instrumentalização de habilidades e competências que lhes permitirão sobreviver de modo autônomo.

Keywords : crianças; família; desenvolvimento; interação; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )