SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Influência da cultura organizacional na (re)construção da identidade dos trabalhadores: um estudo de caso em uma empresa de tratamento de resíduos no sul de Minas GeraisGênero e saúde: o cuidar do homem em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Daiane Gasparetto da; PONTES, Fernando Augusto Ramos  e  SILVA, Simone Souza da Costa. Relações familiares de duas crianças ribeirinhas da Amazônia. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 139-151. ISSN 1516-3687.

O modo de vida do ribeirinho amazônico organiza as relações interpessoais das crianças de forma particular, corroborando a ideia de que cada contexto gera o desenvolvimento de habilidades sociais distintas. Com base nesse princípio, esta pesquisa teve por objetivo descrever as particularidades das interações de duas crianças de 3 anos de idade com os seus parceiros em uma comunidade ribeirinha situada no Rio Araraiana - Ilha do Marajó/Pará. Utilizaram-se como recursos metodológicos: inventário de rotina (IR), diário de campo (DC) e entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados a partir das díades familiares. Com base nos dados, observou-se que o contexto familiar estrutura as relações com as crianças, introduzindo-as na cultura ribeirinha por meio da instrumentalização de habilidades e competências que lhes permitirão sobreviver de modo autônomo.

Palavras-chave : crianças; família; desenvolvimento; interação; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )