SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Relaciones familiares de dos niños que viven en la orilla de la AmazoniaEspacios externos para jugar: la mirada de los niños a través de fotografías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

ALVES, Railda Fernandes et al. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 152-166. ISSN 1516-3687.

Este artigo, fruto de uma pesquisa de iniciação científica, apresenta a análise da percepção dos homens sobre os cuidados com a própria saúde. Baseia-se na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - PNAISH para discutir o acesso masculino à Atenção Primária à Saúde - APS. Os dados foram coletados através de um questionário e uma entrevista. A amostra foi composta por homens entre 25 e 59 anos, inscritos num Programa de Saúde da Família (N = 82). Os resultados mostram as diferenças entre os gêneros masculino e feminino quanto aos cuidados com a saúde. As mulheres são consideradas mais cuidadosas e os homens, mais vulneráveis aos aspectos psicossociais, como: o machismo, as dificuldades em assumir a doença no trabalho e a dificuldade à acessibilidade aos serviços de saúde. A prevenção ao câncer de próstata foi o aspecto mais apontado quando a preocupação é a saúde.

Palabras clave : psicologia da saúde; política de saúde; saúde pública; gênero; masculino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )