SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Relações familiares de duas crianças ribeirinhas da AmazôniaEspaços externos para brincar: o olhar das crianças através de fotos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALVES, Railda Fernandes et al. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 152-166. ISSN 1516-3687.

Este artigo, fruto de uma pesquisa de iniciação científica, apresenta a análise da percepção dos homens sobre os cuidados com a própria saúde. Baseia-se na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - PNAISH para discutir o acesso masculino à Atenção Primária à Saúde - APS. Os dados foram coletados através de um questionário e uma entrevista. A amostra foi composta por homens entre 25 e 59 anos, inscritos num Programa de Saúde da Família (N = 82). Os resultados mostram as diferenças entre os gêneros masculino e feminino quanto aos cuidados com a saúde. As mulheres são consideradas mais cuidadosas e os homens, mais vulneráveis aos aspectos psicossociais, como: o machismo, as dificuldades em assumir a doença no trabalho e a dificuldade à acessibilidade aos serviços de saúde. A prevenção ao câncer de próstata foi o aspecto mais apontado quando a preocupação é a saúde.

Palavras-chave : psicologia da saúde; política de saúde; saúde pública; gênero; masculino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )