SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Espaços externos para brincar: o olhar das crianças através de fotosA relação ator-palco-plateia: um estudo da aprendizagem do devir-consciente no teatro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

QUEIROZ, Anna Beatriz Müller; MARTINS, Thais Cristine  e  GIOIA, Paula Suzana. Teses e dissertações sobre leitura recombinativa disponíveis eletronicamente: algumas características da produção brasileira. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 180-193. ISSN 1516-3687.

A produção de pesquisas sobre leitura recombinativa/generalizada pode contribuir para resultados mais eficazes no desempenho em leitura das crianças brasileiras. Este trabalho levantou características da produção de teses e dissertações sobre leitura recombinativa/ generalizada, nas universidades brasileiras, disponíveis eletronicamente. Realizou-se busca em diferentes fontes eletrônicas e por meio do esgotamento bibliográfico. Foram encontrados 66 trabalhos no período de 1990 e 2010 (nove teses e 57 dissertações). Sete não possuíam resumos/exemplares disponíveis on-line, o que impossibilitou apenas a identificação dos participantes. As teses e dissertações foram orientadas por 19 professores, filiados a nove universidades. Essas instituições eram majoritariamente públicas (sete). De 1990-1999, ocorreram dois períodos inativos (1991-1993 e 1998-1999); a partir de 2000, houve a produção de, pelo menos, um trabalho por ano; em 2007, ocorreu um acréscimo acentuado na produção e leve queda nos anos seguintes. A maioria das pesquisas trabalhou com crianças escolarizadas com dificuldade de leitura.

Palavras-chave : leitura; generalização; controle de estímulos; publicações eletrônicas; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )